segunda-feira, 19 de outubro de 2015

creche pública.


como muitos outros aspectos da maternidade, o tema 'escola pra cria' foi pensado enquanto acontecia e não necessariamente de forma planejada. tivemos uma experiência muito bacana na primeira creche que nos acolheu, que teve papel importantíssimo na transição bebê-em-casa-bebê-na-creche, um lugar que até hoje recomendo a quem me procura pra saber como foi quando ela começou na creche aos 11 meses.


infelizmente a mensalidade de uma creche particular não cabe no bolso de todas as famílias. a verdade é que pagar creche é realidade possível para bem poucos pais e mães, com a gente não foi diferente. busquei na creche pública uma alternativa possível para nossa realidade financeira e a acabei com um envolvimento muito maior com a causa do que eu poderia esperar.



essa foto aí mostra muito pouco do que a creche representa pra mim. além do óbvio - bastante espaço verde pras crianças correrem -, esse cantinho no meio da zona sul do Rio de Janeiro conta com uma estrutura super bacana, equipe maravilhosa, apaixonada pelo trabalho que faz e que se coloca sempre muito aberta e disposta a construir a escola junto com as famílias, junto com as crianças.

precisamos desconstruir preconceitos tolos envolvendo a qualidade de serviços públicos e particulares. essa escola não deixa a desejar em absolutamente nada quando comparada a instituições particulares que visitei, muito pelo contrário... 

sei que não são todas as creches públicas que são boas assim, mas acredito muito que todas podem ser boas assim. por isso ter minha filha no ensino público vai muito além da economia em mensalidade, é um ato político. um ato político de ocupação de um espaço que é de todos nós e deve ser construído e cuidado por todos nós. 

6 comentários:

  1. Estive nesta creche para matricular meu filho e me falaram que ele só poderia entrar depois de 2 anos completos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, atendem crianças com 2 anos completos na data de corte (31 de março). :)

      Excluir
  2. O fato de aceitar a criança apenas com 2 anos já é um problema enorme, principalmente quando as empresas dão de 4 a 6 meses de licença maternidade, então a realidade de esperar por um vaga para creche pública também não para todas as mães

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Dayse, essa especificamente só trabalha com crianças a partir de 2 anos, mas existem outras instituições que tem vagas para bebês a partir de 6 meses.

      obrigada pela visita no blog. :)

      Excluir
    2. Ana, vc tem alguma indicação de creche para crianças de 1 ano? Agradeço desde já!
      Luciana.

      Excluir
    3. Luciana, acho que estas atendem a partir dos 6 meses. Fique atenta, pois a inscrição para o sorteio é ate o dia 26/11.

      Creche Municipal Aldeia dos Curumins – Lapa
      Creche Municipal Doutor Sergio Arouca – Rio Comprido
      Creche Municipal Germinal da Vila – Vila Isabel
      Creche Municipal Irmãs Batista – Copacabana
      Creche Municipal Palhaço Carequinha – Centro (Pres. Vargas)
      Creche Municipal Pipa no Céu – Vila Isabel
      EDI Aracy Guimarães Rosa - Catete
      EDI (Rua Pereira da Silva)
      EDI Sarita Konder - Laranjeiras (Rua Alice)

      Excluir