terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

sinuca de bico

O dicionário nos dá:
desmamar 

des.ma.mar 
(des+mamar) vtd 1 Fazer perder o hábito de mamar; ablactar, destetar: "Entretanto cresceu o menino e foi desmamado" (Bíblia, Gênesis, 21, 8 - trad. do Pe. Matos Soares). vpr 2 Deixar de mamar, perder o hábito de mamar. vtd evpr 3 Emancipar(-se).


E ainda:
desfraldar 

des.fral.dar 
(des+fralda+ar2) vtd 1 Tirar a fralda a. vtd 2 Desferir, largar, soltar ao vento (velas): "A vela desfraldando, o céu ferimos" (Luís de Camões). vtd 3Despregar, soltar: Desfraldar uma bandeira. vtd 4 Apresentar um ideal político, religioso etc.: Desfraldou a bandeira do abolicionismo. vpr 5Tremular: Bandeiras desfraldavam-se pelos mastros


são inúmeros os métodos desenvolvidos para passar por um processo ou por outro. salvo os que nunca mamaram no peito ou nunca usaram fraldas, todos nós passamos por isso algum dia e, alguns, passaram/ão por eles também no papel de pai/mãe. longe de querer discutir métodos, venho aqui chamar atenção para duas partes distintas desses processos. 

lendo por aí, descobri que uma dica comum de quem está fazendo o desmame noturno da cria (o que consiste basicamente em não amentar mais durante a noite) é oferecer água quando a criança acorda pra sanar uma possível sede no meio da madrugada. [a criança bebe água a noite, guardem essa informação]. e, em relação ao desfralde, quem não se lembra de dar boa noite pra mãe e a mesma perguntar se “já escovou o dente? Já fez xixi?” pois então, nada melhor para evitar escapes durante a noite do que esvaziar a bexiga. [bexiga vazia, guardem esse ponto tb].

cada criança tem seu tempo e não há idade exata para abandonar nenhum dos hábitos. (já falei um pouco de como rolou o desfralde aqui) no entanto, o que vejo por aí são crianças que desmamam antes de desfraldar. e aí surge a minha questão, me sinto na maior sinuca de bico materna so far: minha cria desfraldou antes de desmamar. daí alguém por favor me conta como é que faz pra dar água pra desmamar a noite, se ela não pode encher a bexiga por correr o risco de fazer xixi na cama?



e agora? sai dessa Mister M.

Nenhum comentário:

Postar um comentário