terça-feira, 16 de dezembro de 2014

carta a Dora.

Minha filha,

 pode parecer clichê, mas você chegou numa linda manhã ensolarada de outono. Mesmo sendo ainda o início da estação, o dia do teu nascimento foi um típico outonal, com aquela iluminação que nos faz sentir abençoados por viver um dia tão encantador. Apesar de saber exatamente como estava o dia em que você chegou ao mundo, eu não o vi. Você chegou e eu já estava desde muito cedo dentro da maternidade e, após o nosso encontro, não tive olhos para mais nada. Então eu, que sempre fui dessas que sabe exatamente o que se passa no mundo em datas especiais para mim, não sei te dizer a principal manchete do 28 de março de 2013. Sinto muito, meu bem, mas minha manchete naquele dia – e em todos os outros que vieram depois dele – era você. Mas, voltando, sim, eu sei que o dia estava especialmente ensolarado e iluminado, mas não lá fora. O sol que brilhava aquele dia era o meu, a belíssima iluminação dos dias de outono eram os meus olhos encontrando você. Que encontro maravilhoso, meu amor. Não vou mentir, eu sabia sim, que seria especial. Mas jamais imaginaria a proporção deste amor. Posso sentir ainda os sinais do meu corpo anunciando o nosso encontro. Quero poder nunca esquecer essas sensações. Trazer-te ao mundo foi o que de mais especial aconteceu comigo. Nasci junto contigo. Nasci mãe.

 Me orgulho da forma como você veio ao mundo. Me orgulho das escolhas que fiz para você até agora. Saiba que nada que vem daqui é automático ou proveniente de algum dos inúmeros manuais e passo-a-passos disponíveis por aí. Sua mãe busca muito o melhor para você, e para ela também. Leio, pesquiso, pergunto, reflito e, mais do que isso tudo junto, eu sinto. Um sentir diferente. Um sentir de mãe mesmo. Como senti, desde o início, que você seria um maravilhoso presente na minha vida (também daí vem o teu nome. Dora significa presente, você sabia?).  Sentir a maternidade e seguir meu instinto em relação a você foi o que de melhor pude fazer por nós duas. Se um dia você decidir ser mãe, minha filha, confie em você e tudo ficará bem. Como tem ficado para nós.

 O dia do seu aniversário é para te parabenizar, mas sua mãe só pode te agradecer. Obrigada, meu amor, pelo sorriso que você dá todas as manhãs; pelo aconchego que você busca no meu colo; pelo olhar puro quando está mamando; pelos gritinhos de felicidade; pela cantoria quando você está lutando, prestes a pegar no sono; por se desmanchar no meu colo quando ele te vence. Obrigada por me dar a chance de ser tão feliz contigo. Pela força que nasceu em mim junto contigo. Você gostaria muito de me conhecer antes da sua chegada, mas mulher que veio em mim junto contigo é muito mais fantástica. Essa mulher tem uma força que nunca poderia imaginar; tem orgulho de cada momento vivido contigo e muita energia para buscar ser o melhor exemplo de mulher que uma garotinha pode ter. Vivo para isso, minha flor.

 Este não foi apenas o teu primeiro ano, foi o nosso primeiro ano. Obrigada. E que venham todos os outros da sua vida. Que ela seja repleta de sonhos, desafios, sorrisos, dias de sol, dias de chuva, amigos, amores, flores... Que sua vida seja bem vivida, minha filha. E que você possa sempre contar com a sua mãe, para que eu possa retribuir, ainda que só um pouquinho, a benção que foi sua chegada a minha vida.

Te amo, sempre.

Mamãe.

2 comentários: